Os Perfis de Marketing Digital que terão mais procura no Futuro
IMF Business School

Entidade colaboradora de:

Universidad Nebrija ISPA I.E.S.F. LSDM Universidad Camilo
MENU

Encontre a sua formação:

Contacte-nos:

(+351) 217 960 356

Contacte-nos

+351 217 960 356

De fora de Portugal

217 960 356

A partir de Portugal

Contacte-nos por Whatsapp

+351966021958

 

Pedir Informação

MENU

>>

Os Perfis de Marketing Digital que terão mais procura no Futuro

27/10/2021

A falta de perfis de marketing digital, nos dias que correm, são a principal razão que te permite escolher determinado plano de estudos. Os tempos têm vindo a mudar consideravelmente e, com eles, muda aquilo que as empresas procuram num profissional.

 Estamos perante a maior revolução digital dos últimos anos. As compras online de bens e serviços tornaram-se no status quo das empresas e, se não existir uma presença online, não existirá uma visibilidade da marca. Posto isto, recomendamos-te a espreitar aquilo que o Marketing Digital tem para oferecer, tal como as suas especialidades.

  

 

Perfis de marketing para agências

Tabela de conteúdos

  • Perfis de marketing para agências
  • Perfis para departamentos de marketing
  • Freelancers em Marketing Digital

 

No marketing digital podemos encontrar diferentes perfis. Tudo depende do nosso caminho profissional. Por enquanto, é possível identificar os seguintes: agências, clientes e freelancers. Estes são os três tipos de empregos mais difundidos no marketing digital.

Nas agências de comunicação ou marketing digital, os perfis mais desejados são diferentes daqueles que trabalham diretamente para um departamento de Marketing de uma empresa. Os mais procurados são sempre aqueles que têm a capacidade de navegar facilmente em ambientes diferentes, que possuem uma perspetiva mais ampla do mundo e que são muito consistentes com o trabalho que desenvolvem.

Os perfis mais procurados nas agências de marketing são, acima de tudo:

  • Perfis com conhecimento em gestão de contas
  • Perfis especializados em SEO
  • Analistas de dados da web
  • Perfis de marketing de nicho

No trabalho desenvolvido em agências, a mudança de cliente é uma constante. Trabalhar, simultaneamente, numa empresa de venda de pão e numa empresa de cuidados veterinários, poderá ser areia de mais para o teu camião, se não souberes gerir a situação corretamente.

 

 

Perfis para departamentos de marketing

 As empresas que queiram sobreviver ao dia-a-dia do mercado têm que desenvolver trabalho a nível de marketing. Existem duas maneiras de o concretizar: subcontratando ou detendo um departamento interno de marketing. Analisemos o segundo exemplo. 

Nas empresas, procura-se estabilidade e dedicação, numa forma mais ativa do que a de uma agência, em torno de um produto ou serviço. Uma vez que se trabalha exclusivamente com um único cliente, é fulcral conhecê-lo detalhadamente.

Os perfis mais procurados dentro de uma empresa são:

 

  • Analistas de dados da web
  • Criadores de conteúdo
  • Gestores de redes sociais
  • Gestores de marketing digital
  • Especialistas em SEO / SEM

 

Neste caso, o conhecimento que tens sobre a empresa e o sector é muito valorizado. É importante que saibas analisar o ambiente do mercado em questão de forma perfeita e que estejas atento às ações da concorrência. É por isso que os perfis analíticos são possivelmente os mais importantes no departamento de marketing interno de uma empresa.

 

 

Freelancers em Marketing Digital

O último perfil de profissionais de marketing digital que vamos analisar é o de Freelancing. Este perfil não é gerido por uma empresa específica, mas sim por nós próprios. Uma vez que somos os nossos próprios patrões, podemos ser os nossos piores inimigos.

Ser freelancer ou empresário nunca foi fácil. Para além de ser preciso ter conhecimentos específicos sobre marketing digital, temos que saber lidar com a tributação e a fiscalidade. É um processo repetitivo e cheio de contas, mas que nos dará total liberdade na gestão das horas do nosso dia-a-dia.

Os freelancers têm a possibilidade de escolher os clientes para os quais trabalham (como uma agência) ou de se especializarem numa determinada área ou cliente, como se fosse um departamento de marketing externo, mas, vinculado a uma empresa. Assim, os freelancers especializam-se em algo muito concreto de forma a terem condições de corrigir um ponto fraco, fortalecendo-o. Os perfis de Freelancing em marketing são:

  • Consultores de SEO / SEM
  • Gestores de campanhas publicitárias
  • Especialistas em marketing afiliado
  • Gestores de redes sociais
  • Analistas de Dados
  • Investigadores de mercado

 

Os perfis de marketing altamente especializados são os mais procurados pelos freelancers. A área de SEO, por ser de características mais técnicas, costuma ser bastante procurada em freelancing. Isso significa que, caso sejas muito bom em determinada área, poderás facilmente arranjar um emprego de forma independente.

É aconselhável que tentes integrar uma empresa ou agência numa primeira fase, uma vez que o mundo laboral autónomo é bastante exigente e por vezes ingrato. É ótimo quando já se tem um lugar vincado no mercado, mas, antes disso, chora-se muito e dorme-se pouco.

Seja qual for o perfil a que pertenças, não te esqueças, nunca pares de aprender. Se o fizeres, alguém que esteja disposto a fazê-lo acabará por ocupar o teu lugar.

 

 

 Os melhores Masters em Marketing Digital na IMF Smart Education

 

 

 


Pedir Informação

X

Aceito a Politica de Privacidade.

Aceito receber informação e ofertas comerciais por qualquer meio, incluindo comunicações eletrónicas da IMF International Business School SL sobre eventos, notícias, novidades e os seus produtos e serviços através da geração de perfis.

Aceito a comunicação de dados a entidades do grupo IMF, com os mesmos fins dos indicados anteriormente.

Descarregar o Programa

X

Aceito a Politica de Privacidade.

Aceito receber informação e ofertas comerciais por qualquer meio, incluindo comunicações eletrónicas da IMF International Business School SL sobre eventos, not�cias, novidades e os seus produtos e servi�os atrav�s da gera��o de perfis.

Aceito a comunicação de dados a entidades do grupo IMF, com os mesmos fins dos indicados anteriormente.

Candidaturas On-line

X
Após o processo de candidatura on-line, um assessor académico entrará em contacto para requerer os seguintes documentos:

- Documento de Identificação;
- Certificado de Habilitações;
- Curriculum Vitae;

Aceito a Politica de Privacidade.

Aceito receber informação e ofertas comerciais por qualquer meio, incluindo comunicações eletrónicas da IMF International Business School SL sobre eventos, not�cias, novidades e os seus produtos e servi�os atrav�s da gera��o de perfis.

Aceito a comunicação de dados a entidades do grupo IMF, com os mesmos fins dos indicados anteriormente.