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Como implementar o social selling no negócio

14-07-2021

O social selling é uma metodologia que permite obter e converter leads através de plataformas como redes sociais. É importante mencionar que foi pensado para ser desenvolvido no meio digital.

 

Usar o storytelling, que é uma das técnicas mais eficazes nas redes sociais, em combinação com o social selling, vai ajudar a aumentar a taxa de conversão. Também pode gerar relacionamentos mais próximos com o público-alvo.

 

Hoje em dia, sabe-se que as redes sociais são as novas vitrines de negócios, que também passaram de meio de informação e promoção, a espaços onde se pode fidelizar clientes.

 

Agora, investigando um pouco mais o social selling e como este pode ser implementado nos negócios.

 

 

Como desenvolver um plano de social selling

 

Definir os objetivos

Este é o primeiro passo para se construir qualquer estratégia de sucesso. Ter um norte, um objetivo, é fundamental para poder estabelecer as diretrizes que vão ajudar a alcançá-lo.

Depois de se saber qual ou quais são os objetivos que se desejam alcançar por meio do social selling, pode começar-se a definir as estratégias, táticas e ações que farão parte do plano.

 

Faz networking

Ter uma rede de contactos é fundamental para o social selling, como o próprio nome indica, é uma metodologia social que deve incluir um grupo de pessoas, principalmente na interação com a marca.

Se a marca vai iniciar ou ainda está numa etapa inicial de desenvolvimento, a venda social também permitirá o aumento da rede de contactos.

É importante que se defina uma mensagem clara em que a marca seja representada, os seus valores e o que tem a contribuir para a audiência. Além disso, deve ser estabelecido qual o tom e o tipo de informação que se deseja transmitir.

 

Conhecer a tua audiência

Ter em mente que os gostos e necessidades da audiência são a chave para se ser capaz de fazer comunicações eficazes.

Ao saber o que se procura, poderão ser oferecidas as melhores soluções da marca e assim não só gerar vendas, mas começar a criar uma comunidade.

Também é essencial que se conheça os diferentes aspetos da audiência, como localização geográfica, idade, sexo e nível socioeconómico. Todos esses fatores influenciam o comportamento do consumidor e os hábitos de compra.

Depois de ter todas essas informações, ter-se-á uma base sólida para poder levar a cabo estratégias eficazes que levarão ao cumprimento dos objetivos.

 

Cuidar da atenção do cliente

É comum que do ponto de vista digital possa ser considerado mais complicado cuidar do atendimento, porque este pode não conseguir ver um bom gesto, um sorriso ou ler mensagens escritas no tom errado.

Porém, hoje existem diversos recursos que permitem criar um contacto mais agradável e próximo. O uso de emojis, stickers, GIFs e os diversos recursos audiovisuais vão auxiliar neste processo.

Se há necessidade de ter uma mensagem importante para comunicar e é fundamental que os usuários a recebam com o tom e intenção correta, faça um vídeo que evite interpretações erróneas.

Da mesma forma, pelo social selling ser uma metodologia digital, pode contar-se com diversos recursos, como emails, páginas da web, plataformas de mensagens ou redes sociais para monitorizar os processos pelos quais os clientes passam.

É essencial ter um cuidado especial com o processo de pós-venda, só porque se conseguiu converter uma venda e se ganhou um cliente não significa que o processo fique por aí. É muito importante que esse cliente volte e se torne fiel à marca.

 

Oferecer valor

Com a imensa concorrência de marcas no mundo digital, o que a audiência vê e reconhece o nosso valor ou o que a diferencia, será a chave para o sucesso das estratégias.

Assegurar que dá a conhecer aquilo que, desde a marca, pode solucionar de forma eficaz as necessidades da audiência.

Por fim, é necessário cuidar de cada detalhe e estar atualizado com todas as novidades que se apresentam no dia-a-dia no mundo digital. Isto também deve ser uma prioridade para a marca.

 

 


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