Como é que o Clubhouse e o TikTok podem ajudar no desenvolvimento profissional | IMF Business School
IMF Business School

Entidade colaboradora de:

Universidad Nebrija ISPA I.E.S.F. LSDM Universidad Camilo
MENU

Encontre a sua formação:

Contacte-nos:

(+351) 217 960 356

Contacte-nos

+351 217 960 356

De fora de Portugal

217 960 356

A partir de Portugal

Contacte-nos por Whatsapp

+351966021958

 

Pedir Informação

MENU

>>

Como é que o Clubhouse e o TikTok podem ajudar no desenvolvimento profissional

19-05-2021

O Clubhouse e o TikTok são duas redes sociais que estão connosco há alguns meses. Mas, com o passar do tempo, estas têm tido um papel importante na vida de muitas pessoas. E se assim o é, porque é que estas apps não podem trazer uma possibilidade no desenvolvimento profissional?

 

Se são redes sociais, é possível pensar que existem opções para ganhar visibilidade ou fazer contatos com elas. E embora existam muitas redes sociais que pode utilizar para conseguir alcançar coisas interessantes para a sua carreira profissional, selecionámos estas duas pela sua relevância atual, especialmente entre determinados públicos.

 

O que não significa que outras pessoas não possam usá-los. Portanto, neste artigo, trazemos mais detalhes sobre estas redes sociais.

 

 

Possibilidade das novas redes sociais para a carreira profissional

 

Como foi referido anteriormente, as possibilidades destas redes sociais para a sua carreira, sem serem redes, são amplas. Alguns exemplos concretos:

 

  • Conhecer outros profissionais com quem se relacionar, reunir-se para cafés virtuais ou entrevistas.
  • Posicionar a marca pessoal e movê-la para as redes sociais. Ou seja, que outros conheçam a marca graças às apps em questão.
  • Mostrar o valor como profissional, posicionar-se como referência num assunto e, assim, gerar novas oportunidades e portas abertas de emprego que podem surgir.

 

As duas redes sobre as quais falaremos a seguir permitem-nos alcançar essas coisas. Porque colocam diferentes profissionais em contacto e porque são um espaço de visibilidade para o utilizador mais ou menos aberto. Vamos ver as possibilidades específicas de cada um.

 

 

Opções concretas do Clubhouse para o desenvolvimento profissional

O Clubhouse tem cerca de um ano e está na boca do mundo. É uma app, de momento só para iOS, em que a entrada é feita por convite. Existem diferentes salas nas quais é possível falar sobre diversos temas e, acima de tudo, importante, é apenas áudio.

 

Esquematizando o que a aplicação ClubHouse oferece e as suas peculiaridades:

 

  • O destaque maior é a falta de textos, imagens e vídeos. A app é apenas de áudio, portanto, é para ouvir e também fazer isso em tempo real. Nada fica registado.
  • Pode iniciar-se uma sala virtual no Clubhouse ou ingressar numa em que outras pessoas estejam a falar sobre um assunto de mais interesse. Geralmente, apenas um certo número de pessoas pode falar e outras apenas ouvir, embora se possa levantar a mão e pedir permissão para falar.
  • Também se pode selecionar os tópicos que desejamos seguir e receber notificações quando alguém começar a falar sobre algo de mais interesse.
  • De momento só se entra no Clubhouse por convite, e quando já se estiver a usar a app só será possível enviar apenas dois convites no início, para outras pessoas.

 

Lembrando que no Clubhouse existem profissionais “falando de coisas profissionais”, esta é a ocasião perfeita para se meter o nariz e conhecer pessoas com interesses semelhantes.

 

 

Conselhos para um projeto profissional

Se procuramos um emprego ou novos projetos profissionais no Clubhouse, poderemos:

 

  • Simplesmente ouvir e aprender com os "grandes", obtendo ideias para futuros projetos, pesquisas ou publicações.
  • Trabalhar na rede de contactos, pegando num contacto para pedir um convite para entrar no Clubhouse, depois convidando alguém com quem possamos colaborar de alguma forma, convidando alguém para partilhar uma conversa...
  • Uma vez lá dentro, desenvolver a marca pessoal, falando sobre temas da nossa especialidade e partilhando-os com um público “dedicado”.

 

 

 

 

Opções concretas do TikTok para ontem desenvolvimento profissional

O TikTok é uma app para vídeos curtos, geralmente como vídeos de humor, desafios... Em que pode criar-se facilmente esses vídeos. O Instagram de alguma forma "copiou" esse tipo de formato com o Reels.

 

Em princípio, terá que se criar uma conta para usar o TikTok, mas se o objetivo é apenas assistir aos vídeos sem criar uma conta, basta fazer o download da app no teu Android ou iOS e podemos imediatamente começar a assistir aos vídeos mais populares do momento.

 

A app foi lançada em setembro de 2016 e seu crescimento também teve uma velocidade espetacular.

 

Em termos de funcionamento, o TikTok permite criar, editar e carregar selfies musicais de um minuto, podendo aplicar vários efeitos e adicionar um fundo musical aos mesmos. Esta também possui algumas funções de Inteligência Artificial e inclui efeitos especiais atraentes, filtros e recursos de realidade aumentada.

 

E quanto às possibilidades para o seu desenvolvimento profissional e/ou procura de emprego? Bem, vamos contar um caso super engraçado.

 

Existem pessoas no setor profissional, RH, que como resultado da pandemia, começaram a usar as redes sociais para se promover, mostrando-se visíveis e conseguir clientes como empresas ou candidatos à procura de emprego para os aconselhar.

 

Alguns tentaram os canais usuais do LinkedIn ou do Facebook e acabaram a perceber que o TikTok lhes permitia algo melhor ao tornar os seus vídeos virais muito rapidamente e conseguir muitos seguidores que partilhavam os seus vídeos. Por outro lado, vídeos sobre dicas de procura de emprego ou coisas do género. A partir daí para se tornar conhecido nas outras redes sociais, criar a sua marca pessoal, tornar-se visível... é só um passo.

 

 

 

Possibilidades do TikTok para o desenvolvimento profissional e a procura de emprego:

  • Apresentar-se a muitas pessoas de uma forma simples.
  • Obter seguidores e contactos "transplantando-os" do TikTok para suas outras redes sociais (especialmente LinkedIn).
  • Gerir a marca pessoal e movê-la. Pensar no que fazer, delinear o objetivo e analisar que tipos de vídeo sirvam para apresentar-se como conhecedor do tema em questão, junto com a imagem e o tom que se deseja apresentar.

 

Dito isto, uma coisa está clara. Que o mundo das redes sociais é muito amplo se falamos de procura de emprego ou de mudança profissional. É tão amplo que devemos tornar-nos um pouco seletivos. Só porque existem muitas redes para nos promovermos e nos vendermos como profissionais não significa que devamos usá-las todas sem uma razão óbvia.

 

Dica: escolher duas ou três redes sociais que realmente se goste e servir o seu objetivo.  Ser consistente e ter foco, é isso que aumenta o engagement e os resultados.

 

Através da nossa Pós-Graduação em Recursos Humanos poderá ampliar a sua formação, de forma a melhorar a gestão de um departamento de Recursos Humanos.


Pedir Informação

X

Aceito a Politica de Privacidade.

Aceito receber informação e ofertas comerciais por qualquer meio, incluindo comunicações eletrónicas da IMF International Business School SL sobre eventos, notícias, novidades e os seus produtos e serviços através da geração de perfis.

Aceito a comunicação de dados a entidades do grupo IMF, com os mesmos fins dos indicados anteriormente.

Descarregar o Programa

X

Aceito a Politica de Privacidade.

Aceito receber informação e ofertas comerciais por qualquer meio, incluindo comunicações eletrónicas da IMF International Business School SL sobre eventos, not�cias, novidades e os seus produtos e servi�os atrav�s da gera��o de perfis.

Aceito a comunicação de dados a entidades do grupo IMF, com os mesmos fins dos indicados anteriormente.

Candidaturas On-line

X
Após o processo de candidatura on-line, um assessor académico entrará em contacto para requerer os seguintes documentos:

- Documento de Identificação;
- Certificado de Habilitações;
- Curriculum Vitae;

Aceito a Politica de Privacidade.

Aceito receber informação e ofertas comerciais por qualquer meio, incluindo comunicações eletrónicas da IMF International Business School SL sobre eventos, not�cias, novidades e os seus produtos e servi�os atrav�s da gera��o de perfis.

Aceito a comunicação de dados a entidades do grupo IMF, com os mesmos fins dos indicados anteriormente.