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As equipas do futuro

23/08/2022

 

Olhando para trás e entendendo para onde seguimos, é possível, através dos Recursos Humanos, trabalhar para nos adaptarmos a ambientes diferentes e entender como serão as equipas do futuro, o que precisarão e que tipo de papel representarão na organização, auxiliando a sua sobrevivência.

 

Índice de conteúdo

 

  • Necessidades básicas vs contribuição e significado nas equipas
  • Transformação de organizações e de pessoas
  • Como são as equipas do futuro?
  • Escuta antecipada
  • Comunicação Interna
  • Formação para desenvolver habilidades





Necessidades básicas vs contribuição e significado nas equipas

 

As estratégias de uma organização são implementadas por pessoas e equipas. A dificuldade surge com a divergência entre o que se espera do negócio e a experiência das equipas. A vantagem competitiva acontece quando estas equipas pensam e agem alinhadas com a organização, ou seja, quando se conectam. Aceitar os processos de transformação interna causa uma forte coesão, porque o que se diz, é praticado.

 

Comunicar o que se quer é fácil. Mas devemos entender que não é suficiente. Se não for integrado à cultura da empresa, a necessidade não será real e as equipas não a colocarão em prática. A mudança cultural é a essência para promover a conexão com as equipas. Não é por acaso que existem tantos autores e especialistas que discutem, há mais de 20 anos, sobre como os valores e a transformação cultural têm de colocar a pessoa no centro para impulsionar os negócios. As melhores empresas, no final das contas, são aquelas que entendem a importância do vínculo com as suas pessoas.

 

Se observarmos como temos gerido as equipas nas últimas décadas, apercebemo-nos de fatores que, embora ainda estejam muito presentes em várias organizações, estão verdadeiramente desatualizados. O que era tido como importante encontrava-se longe das pessoas. O dito desempenho puro e simples. Colocar as pessoas no centro implica que a equipa, além do desempenho, alcance resultados, agregando mais valor e fazendo a diferença. Hoje, não se procura apenas ter rendimento e dá-se também importância ao compromisso






Transformação de organizações e de pessoas

 

As organizações que não conseguem adaptar-se a novos ambientes continuam a adotar estratégias que não formam equipas coesas. Têm dificuldade, não apenas em conectar-se com os funcionários, mas também não conseguem atrair novos talentos. São empresas que consideram que o funcionário vem para suprir algumas das suas necessidades de sobrevivência ou autoestima.

 

As organizações do futuro não tencionam perseguir as suas equipas de trabalho para que os objetivos sejam alcançados. Trata-se de trabalhar com equipas autorreguladas, como células independentes que trabalham de forma também independente. São organizações dinâmicas e vivas que sabem adaptar-se. Os funcionários têm uma importância maior e o que fazem tem de fazer-lhes sentido. Contribuem, conectando-se com o propósito da empresa, agregando valor.

 

É claro que quando falamos de transformação de organizações, falamos de transformação pessoal. E isso consegue-se dando uma atenção especial às pessoas, envolvendo-as muito mais. Assim, para evitar que tenhamos equipas que simplesmente servem para cobrir necessidades básicas, é importante integrá-las em tarefas que tenham um significado real, que agreguem valor, fazendo a diferença. Estas serão as equipas do futuro. 

 

Variando de organização para organização, a adaptação das suas equipas pode ser boa ou má. Se a organização for inclusiva e perceber como pode impulsionar a mudança através do seu pessoal, será competitiva e terá equipas confiantes, comprometidas e produtivas. Se não for assim, as equipas mostrarão mais stress, desconfiança em relação à sua própria organização e tudo é trabalhado com medo e prudência, uma vez que as necessidades básicas, que temem perder, são muito valorizadas. Logo, há um espectro de organizações onde podemos encontrar algumas com alto desempenho, e outras com equipas reativas e um funcionamento mais tóxico




 

 

Como são as equipas do futuro?

 

Não poderíamos falar em mudanças organizacionais sem mencionar o avanço tecnológico dos dias que correm. As empresas que precisem de equipas com competências digitais, precisam de reforçar a ligação entre a Marca Pessoal do indivíduo e a Marca Empregadora da organização. Cada pessoa deve ser formada e constantemente treinada em técnicas profissionais e soft skills. A importância de compreender o profissional vinculado à pessoa, de forma indivisível, é cada vez mais evidente.





 

Escuta antecipada

 

É fulcral conseguir antecipar as mudanças que não param de chegar, e que fazem com que as competências tenham de ser modificadas. Logo, responder a novas necessidades será essencial nas equipas do futuro. Ouve o ambiente, abre a tua mente e deteta o que está a mudar para que o possas prever.



 

 

Comunicação Interna

 

Não há organização que tenha sucesso sem uma boa comunicação interna. É fundamental que as equipas estabeleçam estratégias de comunicação ágeis para definir as melhores sinergias com as diferentes áreas. 



 

 

Formação para desenvolver habilidades

 

Apontadas as necessidades, as equipas devem estabelecer estratégias internas de aprendizagem que lhes permitam enfrentar os novos desafios colocados. É cada vez mais frequente que velhas estratégias não consigam resolver os novos problemas. É vital que a formação constante seja integrada como parte da mesma transformação.

 

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