IMF Business School

Entidade colaboradora de:

Universidad Camilo José Cela ISPA I.E.S.F. LSDM
MENU

Encontre a sua formação:

Contacte-nos:

(+351) 217 960 356

Contacte-nos

+351 217 960 356

De fora de Portugal

217 960 356

A partir de Portugal

Contacte-nos por Whatsapp

+351926391709

 

Pedir Informação

MENU

>>

Tendências Turísticas, Destinos Inteligentes – IMF Portugal

21-07-2016

Os dados mais recentes de turistas internacionais facilitados pela OMT de Turismo Mundial refletem um aumento de 4,4% em 2015 até alcançar um total de 1.184 milhões. Em comparação com 2014, o ano passado houve mais de 50 milhões de turistas internacionais (visitantes que pernoitam) em todo o mundo, aproximadamente.

Não há dúvida que o Turismo é uma atividade de crescimento imparável e que o papel dos destinos se torna cada vez mais importante, uma vez que não há lugar no mundo que não queria aproveitar este crescimento para aumentar o desenvolvimento, de forma a compensar outras atividades económicas menos dinâmicas. 

É aqui que surgem os destinos inteligentes, “Smart Destinations”, como tem conduzido, e forma muito eficiente, por Segittur. No entanto, na realidade, a que podemos chamar de destinos inteligentes?

Nem todos os locais suscetíveis de serem visitados são destinos turísticos e nem todos os destinos turísticos são “inteligentes”. É necessário que existam algumas variáveis que fazem de um destino turístico uma plataforma de interação e experiência única. É fundamental descobrirmos uma aposta decisiva para a inovação e implementação constante de tecnologias de última geração com o principal objetivo de facilitar a integração ativa do visitante com a população visitada. Além disso, é importante um desenvolvimento harmonizado, sustentável e respeitoso, tanto para a satisfação do visitante como para a qualidade de vida do residente. 

Podemos resumir que um destino inteligente estrutura a sua proposta de valor sobre vários elementos diferentes, mas que se complementem:

 

1.- Tecnologias de Informação e da Comunicação estruturadas, para facilitar a experiência única do turista 

2.- Políticas, tanto públicas como privadas, de desenvolvimento baseadas na sustentabilidade e respeito do meio ambiente, cultura e valores do local 

À medida que se vai implementando este conceito de destino inteligente, vai-se comprovando a melhoria da oferta e o aumento da procura do destino por parte dos visitantes, em todas as áreas em que esta nova visão integrada e dinâmica é aplicada. 

Destacamos algumas delas:

Mobilidade

A implementação de tecnologia de ponta favorece a sustentabilidade nos sistemas de transportes, na adequação das rotas e no desenho da mobilidade, mediante sistemas de geolocalização e aplicações móveis. 

Energia, Segurança e Saúde

Estes três importantes aspetos num destino, marcam a diferença na experiência do visitante, favorecidas pela aplicação da tecnologia, procurando uma maior eficiência, melhor utilização dos recursos e uma melhor resposta a situações de emergência.

São facilitados canais multimédia, geolocalizados e interativos para que o destino não seja apenas um local “visitável” mas sim “experimentável”.  

Recentemente, produziu-se um marco de aprovação por parte da AENOR a Norma UNE 178501 que regula o Sistema de Gestão  dos Destinos Turísticos Inteligentes: requisitos, trabalho resultante da subcomissão 5 presidida pela SEGITTUR e formado por 180 vogais de todos os níveis da Administração Pública, instituições, universidades e centros de investigação, empresas e independentes formados.

Esta norma, pioneira no mundo na sua categoria, é a base e a rota para um novo modelo de gestão dos destinos turísticos no séc. XXI. 

 

O setor turístico interessa-lhe?

Conheça os detalhes do MBA - Especialização em Direção de Empresas Turísticas lecionado pelo IMF Business School em parceria com a Universidade Camilo José Cela.

Rafael Mesa, Coordenador e Professor do MBA em Direção de Empresas Turísticas do IMF Business School

Rafael Mesa, Coordinador del MBA en Turismo y Ocio de IMF    

Pedir informação

X

Aceito a Politica de Privacidade.

Aceito receber informação e ofertas comerciais por qualquer meio, incluindo comunicações eletrónicas da IMF International Business School SL sobre eventos, notícias, novidades e os seus produtos e serviços através da geração de perfis.

Aceito a comunicação de dados a entidades do grupo IMF, com os mesmos fins dos indicados anteriormente.