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Como Evitar a Ansiedade no Trabalho

13-10-2016

Como Evitar a Ansiedade no Trabalho

A ansiedade é a resposta emocional a situações interpretadas como ameaçadoras ou perigosas, causando inquietação, nervosismo ou preocupação.

O trabalho é, certamente, e na maioria das vezes, a fonte dessa ansiedade. Instabilidade e insegurança no emprego, a competitividade com os nossos colegas, controle excessivo por chefes, perfeccionismo, elevadas responsabilidades, longas horas de trabalho, ...., Estas e outras razões levam-nos a ter agitação, nervosismo e, finalmente, a ansiedade.

Se não for controlada, essa ansiedade aumenta tornando a capacidade de trabalho reduzida e a capacidade de trabalho reduzida provoca o aumento de ansiedade. É um círculo vicioso que deve ser evitado.

Como podemos saber que o nosso trabalho nos causa ansiedade?

Os sinais mais indicativos de ansiedade, que tornam aconselhável consultar um médico são:

Apreensão: preocupação excessiva sobre possíveis infortúnios futuros, sentindo-se "no limite" das suas forças, dificuldade de concentração.
Tensão muscular: agitação psicomotora e inquietação, dores de cabeça tensionais, tremores, incapacidade de relaxar.
Insónia, tonturas, sudorese, taquicardia, desconforto no estômago, tonturas, boca seca ....


Como prevenir a ansiedade no trabalho?

  • Organização do tempo de trabalho, definir prioridades e terminar em primeiro as tarefas mais importantes
  • Saber como delegar ou pedir ajuda. Não deve ter medo de falar com o seu chefe e pedir ajuda, é mais razoável do que ficar num estado de ansiedade que não pode controlar
  • Pensar que a perfeição não existe. Muitas vezes, quando cometemos erros, estes ajudam-nos a aprender profissionalmente e pessoalmente
  • Acreditar nas nossas capacidades: pense que é um profissional capaz de executar todas as tarefas e resolver problemas do dia a dia. Um aumento da auto-confiança é, sem dúvida, a chave para evitar a ansiedade
  • Desabafo: é necessário desabafar, falando com amigos ou parceiros, sobre as situações que causam inquietação ou preocupação excessiva
  • Saber desconectar-se após o trabalho: dedicar todos os dias um tempo aos hobbies, às relações sociais e pessoais é importante. Nos fins de semana ou dias de descanso tentar não pensar em trabalho
  • Dar às coisas a importância que merecem. Nada é tão importante para colocar sua saúde em risco. Se sente que não pode controlar a ansiedade de trabalho deve consultar um médico

 

Deixamos o convite para estudar o nosso Master em Recursos Humanos, onde vai aprender todas as novidades sobre a regulamentação do trabalho, de forma a gerir o melhor departamento de Recursos Humanos.

 

Marta Martínez, professora do Master em Direção de Recursos Humanos do IMF Business School


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